inverosimĭlis
Podcast

selecione o seu passeio audio

ou a insólita história do lugar

00:00 / 00:00
Arco da Vila
00:00 / 00:00
Largo da Sé
00:00 / 00:00
Porta Nova
previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

inverosimĭlis

ou a insólita história do lugar ( Faro)

É um podcast que serve de piloto para um projeto de criação centrado nas narrativas dos lugares, mais especificamente, no ténue equilíbrio que existe entre a dimensão histórica e a ficcional na construção afetiva das memórias das comunidades e dos seus espaços.
É qualquer coisa entre áudio-guia, narração, música eletrónica… qualquer coisa entre história e ficção. É uma colaboração entre dois artistas, um narrador e um músico, que nos convidam a visitar um lugar específico, neste caso o centro histórico da cidade de Faro, e em que dois universos expressivos combinam-se numa única peça sonora:
1. O narrador relata uma ambígua história do espaço visitado, intercalando factos reais com patranhas,  boatos com descobertas científicas, verdades históricas com lendas...
2. O músico compõe a partir da atmosfera do lugar, incorporando sonoramente o discurso verbal e os sons do próprio espaço, criando uma peça auditiva específica para o lugar...
Inverosimĭlis mescla realidade e ficção, questionando continuamente a credulidade dos ouvintes: factos verídicos são explicados por causas inverosímeis, consequências insólitas, por verdades históricas, acontecimentos reais ganham proporções bíblicas, personagens históricas tornam-se pessoas íntimas…
Algo que desafia o ouvido, que cria ambientes sonoros a partir do palpável e salienta os aspectos auditivos da experiência, a importância do som na construção dos sentidos. Desafia a conhecer um lugar através de sentidos nem sempre ativos, conscientemente; a visitar um lugar não necessariamente através da “vista”, mas dos ouvidos; a reconhecer a dimensão predominante da ficção na construção social de realidade, especialmente na era em que vivemos. Em tempos de pandemia, é o repto a uma viagem virtual sonora a um lugar que, existindo, não existe.

Concepção, texto e narração
Luís Correia Carmelo
Sonoplastia, gravação e masterização
Miguel Neto
Genéricos
Daniela Garcia
Agradecimentos
MENTECAPTA, Produções Áudio