Territórios Culturais

LU.GAR propõe mapear territórios culturais. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos. Enquanto projeto experimental, exemplificativo e replicável escolhemos a malha urbana de Alenquer para iniciar este programa com atividades de formação e criação que estimulam a participação e qualificação da comunidade e do público, contribuindo para corrigir assimetrias de acesso à produção e fruição cultural.

Um LU.GAR.DIGITAL

Em 2018 e 2019, apresentámos instalações, performances e atividades formativas em Alenquer. Estas intervenções resultaram de propostas artísticas construídas a partir das memórias e conhecimentos sobre diversos lugares da vila que os habitantes generosamente partilharam com esta equipa. Enquanto criadores e produtores culturais defendemos a confluência entre memória, consciência ecológica e arte. Enquanto artistas, investigamos e criamos a partir das dimensões social, científica, política, ecológica e filosófica da nossa era, já caraterizada como Antropoceno.

Do diálogo entre estas duas dimensões de trabalho nasceram propostas caraterizadas pelo cruzamento de linguagens, técnicas e abordagens, em lugares importantes para os habitantes da vila. Interpelámos o “espírito do lugar”. Este website pretende acrescentar uma sobrevida digital de longa duração, a eventos efemeramente implementados em locais físicos. Todas as atividades foram registadas em vídeo para que este LU.GAR.DIGITAL fosse possível.  Nesta plataforma poderá também consultar textos que contextualizam e discutem as intervenções artísticas efetivadas.

OCULTO

Intervenções artísticas para iluminar temas e lugares importantes para a comunidade.
Arte, performance, memória e eco-ativismo.

Saber +

PAISAGEM

Os lugares revisitados pelos olhos dos pintores paisagistas atuais. Uma reflexão sobre a abordagem paisagística dos lugares.

Saber +

CONTADO

A tradição oral é parte integrante da caracterização de um lugar. Os novos cultores deste género teatral viajaram pelo concelho.

Saber +

FALADO

Narração e narrativas. Sensibilização à tradição oral e sua relação com o ensino e com a mediação da leitura.

Saber +

DESENHO

Através de técnicas simples propõe-se o reconhecimento do lugar através do desenho e da pintura.

Saber +

LITERÁRIO

Os contadores de histórias. Quem são eles? O que fazem? Qual é a sua mais-valia na programação cultural de um território específico?

Saber +

MAPA

Cartografar um território é um exercício subjetivo. É criar uma representação utilizando convenções comuns a um determinado universo humano. Mesmo quando cartografamos a partir de uma fotografia exata de determinada área geográfica estamos a exercitar conceitos como a escala, a proporção, a altura. O que nos faz compreender uma imagem como representação de algo real? O mesmo mecanismo mental que nos faz apreciar ou interpretar uma obra de arte, o nosso talento para criarmos uma representação mental de um determinado universo. 
Ainda hoje, nesta era de cartografia científica, é frequente destacarmos pormenores nos mapas: cidades, edifícios, árvores centenárias, estradas, fronteiras… Provavelmente, outra espécie ou até outra cultura, valorizaria outras marcas do terreno. Este mapa que apresentamos é uma obra em construção, mutante como a área que representa. É um mapa que nos fala do património físico e cultural, das tradições e das memórias, da história local e dos vínculos afetivos que criam nos seus habitantes um sentimento de pertença a um território, assim transformado em lugar.

LU.GAR.DIGITAL

Continuamos a acrescentar vídeos, textos e outros materiais. Continue também a visitar-nos e a percorrer o mapa interativo que estará cada vez mais preenchido com vozes e memórias de Alenquer.
Queremos saber das suas opiniões e sugestões. Escreva para o nosso email! Envie fotos que ilustrem a história da vila e dos seus lugares.
Obrigado pela sua visita!

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.