UMA RODA, entre histórias

Partindo de uma recolha de relatos, crenças e cantigas realizada em territórios do Alto Minho pela Memória Imaterial CRL, este espetáculo propõe revisitar essa prática antiquíssima de contar histórias. Tem a forma de uma roda, um círculo de pessoas, na qual os contadores de histórias entretecem as suas narrativas, num diálogo informal entre si e o público. Um espetáculo que restaura assim um espaço ancestral de partilha de afetos, saberes e esperanças, de um património que, enraizado numa paisagem singular, fala dos laços que nos unem a todos.
O património oral recolhido nos concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, além de revisitado neste espetáculo, está registado em vídeo, num processo de criação de que resulta ainda um documentário.
Esta é uma coprodução entre o LU.GAR da Memória Imaterial CRL e a companhia de teatro Comédias do Minho.

saber + sobre o espetáculo

Vídeo: João Gigante para Comédias do Minho e Memória Imaterial CRL
Apresentação do documentário
“Da memória às palavras” é um filme-documento que se constrói em torno do espetáculo de narração oral “ Uma Roda: entre histórias”. O processo de trabalho começa pelo acompanhamento de recolhas de património oral (lendas, contos, histórias e cantigas), no Alto Minho, pela equipa da Memória Imaterial Cooperativa Cultural. A viagem continua com o processo dos atores das Comédias do Minho, a partir do manancial de histórias coletadas. Luís Correia Carmelo é o encenador e narrador que conduz a metamorfose dos atores em narradores ativos, criativos e interpretativos. Este filme faz um desenho desde a recolha à apresentação, apontando os processos e os resultados: através da circulação do espetáculo devolvem-se os contos recolhidos e apropriados por cada narrador.
Este filme fala de quem vive, guarda e usa a palavra como retrato do quotidiano, do seu território. Saber contar histórias é beber das memórias a elasticidade narrativa de quem as contou. É trazer ao presente um olhar transversal sobre o tempo que nos atravessa e sobre o tempo que virá.

Documentário • 98 min

+ info
Agenda das sessões 2023

Vila Nova de Cerveira
13 a 15 de Janeiro
Narradora convidada: Cristina Taquelim
13 de Janeiro • Junta de Freguesia de Mentrestido / 21h
14 de Janeiro • Centro de Cultura de Campos / 21h
15 de Janeiro • Junta de Freguesia de Gondarém / 16h

Paredes de Coura
20 a 22 de Janeiro
Narradora convidada: Paula Carballeira
20 de Janeiro • Junta de Freguesia de Moselos / 21h
21 de Janeiro • Antiga Esc. de S. Martinho de Coura / 21h
22 de Janeiro • Junta de Freguesia de Vascões / 16h

Valença
27 a 29 de Janeiro
Narrador convidado: António Fontinha
27 de Janeiro • Sede do Rancho de São Julião / 20h30
28 de Janeiro • Junta de Freguesia de Arão / 21h
29 de Janeiro • Sede do Rancho de Friestas / 16h

Monção
3 a 5 de Fevereiro
Narradora convidada: Ana Sofia Paiva
3 de Fevereiro • Ed. Esc Primária de Pereiras, Ceivães / 21h
4 de Fevereiro • Casa do Passal de Pinheiros / 21h
5 de Fevereiro • Junta de Freguesia de Lapela / 16h

Melgaço
 10 a 12 de Fevereiro
Narrador convidado: Luís Correia Carmelo
10 de Fevereiro • Salão Paroq. de Parada do Monte / 21h
11 de Fevereiro • Ass. Os Cucos, Esc Prim de Roussas / 21h
12 de Fevereiro • Associação A Batela, Alvaredo / 16h

Entrada livre
M/12
75 min.


Em busca da tradição oral no Alto Minho  
As fronteiras sempre foram espaços liminares onde identidades diferentes se cruzam e se nutrem mutuamente. O estremo Noroeste português e a raia espanhola de fala galega não são exceção, com a vantagem de o “estrangeiro” aqui ser o vizinho próximo, na língua e nos modos de sentir e viver o mundo, individualmente ou em comunidade.
Uma história já longa separou a Galiza e Portugal a partir de uma cultura unificada por volta dos sec. XII-XIII. No entanto, estes dois povos irmãos, muito por força da proximidade e das contingências da história, têm vindo a cruzar a fronteira natural que é o rio Minho bastas vezes séculos afora.
A breve recolha de testemunhos orais que no ano de 2022 esta equipa realizou nos concelhos de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, mostra bem que alguns habitantes desta zona raiana conservaram na memória quer lembranças de uma história comum com a Galiza, no contrabando por exemplo, mas também nas crenças e nas lendas cujos enredos e personagens se espelham nas águas do rio Minho. Neste caso, são de realçar as histórias de lobisomens e das procissões das almas (os acompanhamentos), bem como a profusão de histórias tidas como verídicas sobre as almas penadas de familiares ou amigos.

A moura e o leite de cabra
Angelina Fernandes
Castro Laboreiro – Melgaço 2022

Grosso modo, estes relatos fazem um retrato de um mundo pretérito onde o mundo rural e suas formas de vida estão sempre presentes: nos trabalhos coletivos, nas brincadeiras, nos namoros, nas desavenças. Este mundo onde a separação entre o dia e a noite é pronunciado, abre um portal para o mundo sobrenatural quando o sol desaparece no horizonte. As múltiplas narrativas que circulavam sobre criaturas fantásticas como a “coisa má”, as bruxas, os lobisomens, os aparecidos, etc. alimentam uma mentalidade religiosa profundamente crente, mas onde o catolicismo oficial deixa espaço a uma religiosidade popular que por vezes roça o paganismo.
Num mundo que parece abandonado a si próprio e a quem nele vive, a sobrevivência do indivíduo e da comunidade em que vive depende, muitas vezes, da entreajuda entre humanos e, principalmente, das crenças nas ajudas mágico-religiosas. Aqui se podem elencar as orações e responsos, quase todas a pedir proteção à divindade, e as rezas e benzeduras, por vezes acompanhadas de rituais e ervas medicinais, mas onde o lado da magia é bem visível. Quando a saúde, humana ou animal, periclita numa sociedade rural sem ajudas da medicina moderna, são estas as vias mais correntes para obter a cura dos males. Estas crenças e dependência dos curandeiros levam por vezes a burlas, que também são aqui denunciadas.

Também é plausível pensar que, numa sociedade fechada sobre si mesma, controlada pelas tradições das famílias e da igreja, onde todos se conhecem, os conflitos inevitáveis entre indivíduos ou grupos se transfiram para o plano simbólico, no qual um(a) vizinho(a) suspeito(a) pode rapidamente ser considerado(a) bruxa ou lobisomem. Entre as capacidades maléficas atribuídas aos inimigos da comunidade é de destacar a crença no mau-olhado, relacionado com a inveja. Da mesma forma que a sociedade dos vivos é próxima, a dos mortos também se mantém não muito longínqua, sendo possível o contacto entre vivos e mortos.
A vida dura nos campos, a lavoura com animais, a pastorícia, o longo ciclo da transformação do linho e a emigração deixaram, como muitos dos relatos indicam, uma marca indelével na memória coletiva destas comunidades, apenas amenizada pela lembrança dos momentos de lazer e entretenimento, os bailes, as partidas, os namoros e as saídas em grupo onde o canto tradicional estava quase sempre presente.

As feiticeiras
Armando Domingos, Maria Barreiros, Maria das Dores, Maria Glória (Lola)
Riba de Mouro - Monção 2022

Se o espaço é fechado sobre as aldeias e propriedades agro-pastoris que as circundam, o tempo também é circular e adaptado aos calendários agrícola e religioso. O ritmo diferenciado das tarefas específicas em cada uma das quatro estações do ano e as festividades cristãs que marcam os dias com nomes de santos e celebram a rigor a época natalícia, a Quaresma, a Páscoa (dando também lugar ao Carnaval e seus excessos), impregnam o modo de viver das comunidades. As tradições repetidas a cada ano tornam estas sociedades conservadoras, autossuficientes e sem grande apetência para a mudança. Só as recentes forças da modernidade, a luz elétrica, os transportes, etc. puderam transformar estas comunidades alterando os seus modos de vida a ponto de os levar à beira da extinção. Ficam, no entanto, as memórias do “tempo antigo” que também fazem parte da identidade coletiva e que aqui fica documentada uma pequena parte para as gerações futuras.

Paulo Jorge Correia


FICHA ARTÍSTICA

Direção artística: José Barbieri
Encenação: Luís Correia Carmelo
Narração: Cheila Pereira, Luís Filipe Silva, Rui Mendonça, Sara Costa
Participação especial: Ana Sofia Paiva, António Fontinha, Cristina Taquelim, Luís Correia Carmelo, Paula Carballeira
Formação: Ana Sofia Paiva
Recolha e registo: Memória Imaterial CRL
Documentário: João Gigante
Apoio científico e catalogação: Paulo Correia
Coprodução: Comédias do Minho e Memória Imaterial CRL

Ver vídeos e transcrições deste projeto