LU.GAR.CONTADO

TRADIÇÃO ORAL - UM PATRIMÓNIO VIVO

Museu Nacional de Arqueologia, Praça do Império, Lisboa
(18 de maio a 18 de setembro);

Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino, Torres Vedras
(22 de setembro a 30 de outubro)

atualmente
Galeria Municipal
Sobral de Monte Agraço
06 a 27 de novembro

brevemente
Biblioteca Municipal, Alenquer
(4 Dezembro 2021 a 31 janeiro 2022)

E​xposição multimédia acompanhada por sessões narrativas.

Incide sobre um romance, uma lenda e quatro contos tradicionais através de versões outrora recolhidas por, entre outros, José Leite de Vasconcelos e, ao longo da última década, gravadas em vídeo pelo projeto MEMORIAMEDIA.

A partir destas composições exibidas em painéis vídeo, são sugeridas a espessura histórica e a disseminação espacial como testemunhos da longevidade e resiliência deste património. Simultaneamente, é evidenciada a presença destas expressões na atual narração oral profissional através de sessões públicas de contos protagonizadas pelos narradores Ana Sofia Paiva, António Fontinha e Cristina Taquelim.


A presente iniciativa resulta de uma colaboração Memória Imaterial CRL, IELT-NOVA FCSH e Museu Nacional de Arqueologia estabelecida com o propósito de contribuir para o aprofundamento de ações de transferência de conhecimento entre a divulgação do Património Cultural Imaterial, a investigação científica e as artes performativas.

Espera-se que a iniciativa contribua para a consciencialização da tradição oral e da relevância destes fundos literários memoriais e para a problematização da sua influência na contemporaneidade.

Narradores tradicionais na exposição
(vídeos, comentários, transcrição, e +)

Maria do Desterro G. dos Santos

Póvoa de Varzim

José Manuel Pinto

Mora

Maria Bernardina Galvão Coelho

Mora

Maria Clara da Cruz

Idanha-a-Nova

Maria José Robalo

Idanha-a-Nova

Mariana Bicho

Beja

Sessões narrativas

Os contos divertem, encantam e ensinam gerações desde o alvorecer da humanidade. Contos que nos parecem inventados ontem são, afinal, companheiros centenários de serões passados em redor do fogo. A partir de seis contos tradicionais, três narradores incontornáveis oferecem-nos uma viagem a este mundo fabuloso: Cristina Taquelim, António Fontinha e Ana Sofia Paiva.

As próximas sessões acompanharão a exposição, de setembro a dezembro, em Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Alenquer.

Mestres da arte de contar

Ana Sofia Paiva

António Fontinha

Cristina Taquelim

Os contos, romance e lenda presentes nesta exposição foram escolhidos por estes narradores a partir do acervo do MEMORIAMEDIA e-Museu do Património Cultural Imaterial.
Estes criadores representam, para nós, a resposta social à crise que a tradição oral atravessa desde que os novos media ocuparam o lugar que os narradores tradicionais tinham na comunidade. Com eles se inaugura a recuperação dos contos, lendas e outras expressões orais como meio agregador cultural.
Novas comunidades - de utentes de bibliotecas e museus, de público escolar, de entusiastas e investigadores, de público familiar e de muitos outros nichos socais -  acolhem os novos contadores de histórias. Narradores performativos que, com o corpo e a voz, criam momentos irrepetíveis. Momentos que são o testemunho da transformação que o acto de contar histórias está a atravessar, ganhando novo fôlego e adaptando-se aos novos públicos e contextos da nossa cultura.
Como tal consideramos que estes narradores são representantes deste saber milenar, sendo as pessoas indicadas para escolher, opinar e decidir em conjunto com o curador da exposição, quais os exemplos a mostrar ao público nesta primeira exposição física de um museu desmaterializado, um e-museu.

Dados coligidos por Paulo Correia CEAO / IELT

Alguns exemplos de distribuição em Portugal dos contos tradicionais e romances da exposição

visitar o mapa
Textos complementares da exposição
BREVEMENTE

Pedimos a diversos investigadores que se pronunciassem sobre vários aspetos destes exemplos da tradição oral.  Em resposta recebemos diversas reflexões, listagens e outro material contextualizante que publicaremos aqui .

Ficha técnica

Curadoria
José Barbieri
Produção Memoria Imaterial CRL
Assessoria científica
IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Universidade NOVA-FCSH; MNA – Museu Nacional de Arqueologia, DGPC
Seleção de conteúdos a partir do arquivo MEMORIAMEDIA.NET
Teresa Araújo (IELT-FCSH) e narradores Ana Sofia Paiva, António Fontinha e Cristina Taquelim
Narradores dos contos tradicionais expostos Maria do Desterro Santos, José Manuel Pinto, Maria Bernardina Coelho, Mariana Bicho, Maria José do Nascimento, Maria Clara.

  Comentários aos contos e contexto geográfico Paulo Jorge Correia (CEAO/IELT)
Desenhos
Carlos Augusto Ribeiro
Ilustração Olga Neves, Tânia Clímaco, Vanessa Effe
Arquivo vídeo e inventariação
MEMORIAMEDIA.NET – Memoria Imaterial CRL
Registo Vídeo
Eva Ventura Ângelo
Assistência Técnica
Rafael del Rio

Fontes CARDIGOS, Isabel David; CORREIA, Paulo Jorge (2015) – Catálogo dos Contos
Tradicionais Portugueses (com as versões análogas dos países lusófonos)
. Porto:
Edições Afrontamento; Faro: CEAO, Universidade do Algarve. 2 vols.