Mapa de imagens

Percurso virtual pela colina, perseguindo o espírito dos lugares, descobrindo a arte escrita na pedra, a vida que tantos viveram nesta cidade.
Em cada imagem pode procurar as vozes do lugar. Elas estão emboscadas, à sua espera. Encontre as vozes ou deixe que elas encontrem quem as quer escutar.

Ativa o som para ouvir os podcasts associados a cada local, no canto superior direito da imagem.

Pode ver este  Mapa de Imagens diretamente na aplicação, clicando aqui:

visitar

Cartografar um território é um exercício subjetivo. É criar uma representação utilizando convenções comuns a um determinado universo humano.
Mesmo quando cartografamos a partir de uma fotografia exata de determinada área geográfica estamos a exercitar conceitos como a escala, a proporção, a altura.
O que nos faz compreender uma imagem como representação de algo real?  O mesmo mecanismo mental que nos faz apreciar ou interpretar uma obra de arte, o nosso talento para criarmos uma representação mental de um determinado universo. 
Ainda hoje, nesta era de cartografia científica, é frequente destacarmos pormenores nos mapas: cidades, edifícios, árvores centenárias, estradas, fronteiras…
Provavelmente, outra espécie ou até outra cultura, valorizaria outras marcas do terreno.
Este mapa que apresentamos é uma obra em construção, mutante como a área que representa. É um mapa que nos fala do património físico e cultural, das tradições e das memórias, da história local e dos vínculos afetivos que criam nos seus habitantes um sentimento de pertença a um território, assim transformado em lugar.

Direção artística  José Barbieri
Produção geral  Memória Imaterial CRL
Co-produção  Museu de Lisboa – Teatro Romano
Proposta geral, contextualização histórica Lídia Fernandes
Voz, Direcção, Selecção de textos e Dramaturgia  Ana Sofia Paiva
Voz e Desenho de som Marco Oliveira
Fotos, Panoramas Rafael del Rio
Web design José Barbieri
Locução dos textos de apresentação Luciana Ribeiro
Vozes adicionais Carlos Marques, Délio Paiva, Joana Craveiro, Jorge Vara, Lavínia Moreira, Miguel Sopas, Nuno Nunes, Sofia Cabrita, Sofia Dias.