Os contos, romance e lenda presentes nesta exposição foram escolhidos por estes narradores a partir do acervo do MEMORIAMEDIA e-Museu do Património Cultural Imaterial.
Estes criadores representam, para nós, a resposta social à crise que a tradição oral atravessa desde que os novos media ocuparam o lugar que os narradores tradicionais tinham na comunidade. Com eles se inaugura a recuperação dos contos, lendas e outras expressões orais como meio agregador cultural.
Novas comunidades - de utentes de bibliotecas e museus, de público escolar, de entusiastas e investigadores, de público familiar e de muitos outros nichos socais - acolhem os novos contadores de histórias. Narradores performativos que, com o corpo e a voz, criam momentos irrepetíveis. Momentos que são o testemunho da transformação que o acto de contar histórias está a atravessar, ganhando novo fôlego e adaptando-se aos novos públicos e contextos da nossa cultura.
Como tal consideramos que estes narradores são representantes deste saber milenar, sendo as pessoas indicadas para escolher, opinar e decidir em conjunto com o curador da exposição, quais os exemplos a mostrar ao público nesta primeira exposição física de um museu desmaterializado, um e-museu.
Pedimos a diversos investigadores que se pronunciassem sobre vários aspetos destes exemplos da tradição oral. Em resposta recebemos diversas reflexões, listagens e outro material contextualizante que publicaremos aqui .