São tantas as maneiras de pensar os lugares, de contar os lugares. Aquela que aqui apresentamos nasce de uma parceria de muitos anos entre agentes culturais a desenvolver os seus projectos artísticos a partir de cooperativas culturais e associações criadas com a vocação de intervir culturalmente nas comunidades - de religar - criando diálogos entre a memória e a contemporaneidade, através do cruzamento de visões, imaginários e narrativas produzidos por narradores, actores, músicos, mediadores de leitura, ilustradores e outros criadores.

e quem faz a Festa?

em​ atualização

Uma co-produção de

Chão Nosso CRL
cooperativa cultural

Somos uma cooperativa cultural , sonhada a quatro vozes e abraçada por tantas outras. Criada a SUL ( Maio de 2019 ) tem como objectivo desenvolver projectos que contribuam para o desenvolvimento do potencial humano e cultural do território.

Memória Imaterial CRL
cooperativa cultural

Dedica-se ao registo e divulgação do Património Cultural Imaterial através das iniciativas MEMORIAMEDIA e LU.GAR.
LU.GAR pretende construir uma relação inclusiva comunitária, com ações desenhadas a partir da escuta e estudo da tradição oral local, histórias de vida e saberes tradicionais - com a colaboração ativa da população residente - cruzadas com novas criações de todos os quadrantes artísticos.

Ouvir e Contar
associação de contadores de histórias

Associação de profissionais de narração oral.
Os seus associados desenvolvem atividades artísticas e educativas relacionadas com a narração oral e a mediação da leitura no país, com todo o tipo de públicos.
Deslocam-se frequentemente a eventos internacionais de narração oral.

A alma da FESTA está aqui

Celso San Martin

Diz que contar é uma atividade de amor, sentido e paixão pela língua, pela oralidade, pela comunicação, por pensar que não se pode perder um verdadeiro tesouro de histórias e contos.
Porque queríamos muito registar o jeito de pensar esta arte, lançamos um pregão. Ele respondeu ao chamado.
Traz contos, histórias e memórias ligadas à tradição oral galega e europeia, com um toque contemporâneo porque aqui estão e não são peças de museu. Também reinventa histórias e contos, como toda a gente …