Largo de S.Pedro

INVEROSIMILLIS ou a improvável história do lugar

Largo de São Pedro: Pastéis de feijão, a Linha de Torres Vedras e casas que mudam de sítio.

Estamos em Torres Vedras, no Largo de São Pedro, em frente da igreja antiquíssima, de que há notícia já no tempo de Afonso Henriques. Foi reconstruida no século XVI, mantendo ainda o belo portal manuelino, encimado pelas armas de D.Maria, terceira mulher de D.Manuel I… primeira… não, segunda, depois da irmã mais velha… casada com o filho do rei… não, com o filho do primo do rei… enfim, ali estão as armas de D.Maria, Rainha espanhola de Portugal…  

E eis que, ainda mal nos encontramos, você já compreendeu, primeiro, que não sou de cá, mais pela pronúncia do que pelo desconhecimento da história, e, segundo, que talvez não me deva levar muito a sério. Na verdade, o pretexto deste nosso encontro imaginado não é a história oficial de Torres Vedras, a verdadeira, se existe tal coisa… Não, o que lhe quero contar é antes uma história insólita da cidade, uma história que terá tanto de verídico como de imaginado, e, em ambos os casos, inverosímil. E não apenas pela tendência inata deste narrador em fugir aos factos, num impulso efabulador, confesso, incurável, mas porque, de facto, há coisas que aconteceram aqui em Torres Vedras que parecem impossíveis, e outras que realmente o são…

Começo o meu relato no outono de 1807, a alguns quilómetros a sul, em Lisboa, durante a primeira invasão francesa. Aí se instalara o general invasor, o famoso Junot, no Palácio do Barão de Quintela. Num dos seus passeios para ir admirar o Mosteiro dos Jerónimos descobriu os pastéis de Belém e ficou obcecado. Regressava sempre que podia, ou mandava que os fossem buscar para o pequeno almoço. Chegou mesmo a enviar algumas caixas a Napoleão, que ficou estarrecido, entre o encanto e a mais profunda inveja.
...

Praça 25 de Abril

Largo de S.Pedro

Largo do Município

Chafariz dos Canos

Castelo

Praça da Batata

Ficha técnica

Texto e performance: Luís Correia Carmelo.
Tradução: Sofia Maúl
Música e ambientes sonoros: Miguel Neto.
Instalação plástica pop-up: Carlos Augusto Ribeiro
Coordenação e web: José Barbieri
Multimédia: Rafael Del Rio
Produção: Memória Imaterial CRL
Projeto: LU.GAR.TERRITÓRIOS CULTURAIS

Público-alvo: todas as idades.