Praça 25 de Abril

INVEROSIMILLIS ou a improvável história do lugar

Praça 25 de abril: Pré-história, dinossauros e frades milagreiros.

Estamos em Torres Vedras, na Praça 25 de abril, conhecida como Largo da Graça, outrora Largo de Santana, onde havia uma ermida, junto a uma das portas medievais da cidade. As muralhas já não existem e a ermida foi destruída durante as invasões francesas. Com o liberalismo este espaço foi expropriado ao convento da Graça, o grande edifício que fica no cimo do largo, passando a chamar-se Largo D. Carlos, em homenagem ao então rei de Portugal.

Passado pouco tempo, em 1908, este foi assassinado, o regime mudou dois anos mais tarde e a praça, também: passou a chamar-se Largo da República. Mais tarde, tiraram o coreto para erguer o obelisco junto ao qual nos encontramos, monumento comemorativo das Guerras Peninsulares, episódio da história de Portugal em que Torres Vedras teve um papel decisivo. Finalmente, com o 25 de abril, rebatizaram o largo, mas não tiraram o obelisco para pôr de volta o coreto, o que é uma pena…  

Você entretanto já se terá perguntado acerca da minha pronúncia, que me identifica como estrangeiro. Adoraria contar-lhe a minha história, caso aqui estivéssemos, mas infelizmente este é um encontro imaginado, e não quero que se distraia mais do que o inevitável. O que, sim, lhe quero contar, é algo da insólita história de Torres Vedras, uma história em que você terá, por vezes, dificuldade em acreditar. E faz bem, porque, confesso, é provável que não lhe diga sempre a verdade...

Mas, atenção, porque muito do que lhe vou contar aconteceu realmente, mesmo que não o pareça. Passa-se muito, que a verdade supere a imaginação, e a história de Torres Vedras é prova disso.

Praça 25 de Abril

Largo de S.Pedro

Largo do Município

Chafariz dos Canos

Castelo

Praça da Batata

Ficha técnica

Texto e performance: Luís Correia Carmelo.
Tradução: Sofia Maúl
Música e ambientes sonoros: Miguel Neto.
Instalação plástica pop-up: Carlos Augusto Ribeiro
Coordenação e web: José Barbieri
Multimédia: Rafael Del Rio
Produção: Memória Imaterial CRL
Projeto: LU.GAR.TERRITÓRIOS CULTURAIS

Público-alvo: todas as idades.