Pedro Alves

Ao olhar para um desenho há um layer de informação que não está à vista de todos: o tempo que estava, com quem é que eu estava, um conjunto de coisas que se passam ao nosso redor naqueles 30 minutos   ...
VOLTAR

Arquiteto e ilustrador. Desenha desde criança. Desenha sempre no local, excetuando algum retoque final que, por falta de tempo, possa ser terminado em casa com o recurso a fotografia, anotação breve ou memória visual.
Valorizando a autossuperação, força-se, em constante desafio, a desenhar coisas com que não se sente à vontade (árvores, pessoas). Pratica um desenho à vista, mas conservando uma atitude livre e inventiva perante a realidade espacial a desenhar. Ao desenho de linhas expressivas acrescenta, em aguarela, os contrastes de luz e sombra e a vivacidade da cor.
Desde os vinte anos, desenha em cadernos, constituídos em repositórios gráficos pessoais das suas deambulações urbanas. Por entender que os desenhos são auxiliares pessoais de memória, cujos traços fixam (além da intenção neles contidos) as histórias associadas ao momento e ao lugar em que foram realizados, só cede, por vezes, reproduções numeradas dos mesmos. Considera a aguarela como uma extensão do trabalho realizado no caderno de desenhos, para satisfazer alguma encomenda. Reconhecido pelos seus pares, declara-se à margem do mercado apesar de conviver com agentes do mundo de arte.
Integra o movimento Urban Sketchers Portugal desde 2014, sendo formador em Oficinas de Desenho e um dos coordenadores de Oeste Sketchers (uma representação oficial do movimento na zona Oeste), juntamente com Ana Ramos e Bruno Vieira.

Realização
Eva Ventura Ângelo, José Barbieri
Entrevista
José Barbieri
Texto
Carlos Augusto Ribeiro
Legendagem
Laura del Rio
Produção
Memória Imaterial CRL
Torres Vedras 2021/2022

desenho: Pedro Alves

Os lugares revisitados pelos olhos dos pintores e desenhadores paisagistas.
Veja os vídeos a partir daqui