EST ​NON EST

Instalação multiplataforma

A instalação implementa uma leitura artística dentro do contexto do culto e celebrações do Império do Espírito Santo e compreende uma estrutura escultórica piramidal assimétrica e uma imagem em movimento (painel vídeo) complementada com testemunhos audio de praticantes deste credo e celebração.
Esta intervenção utiliza em simultâneo o espaço físico e o espaço virtual, constituindo-se como um objeto artístico híbrido. A escultura existirá em simultâneo como estrutura real ancorada a um determinado espaço evocativo do Império do Espírito Santo e como objeto virtual implementado num espaço imaterial. O vídeo e restante material complementar são difundidos aqui no espaço virtual, mas conectados à escultura física por QRcode.

EST NON EST

O nome e a forma da instalação surgem a partir de uma pintura da Capela do Espírito Santo em Santo Tirso, Portugal, em que figura um esquema explicativo da Trindade Cristã. Labiríntica, a imagem sugere também a diversidade de caminhos e escolhas, um mapa de fé para o crente.

O Espírito sopra onde quer

Inspiração
A origem ideológica desta celebração e culto estabelece-se com a proposta do cisterciense Joaquim de Fiore (1135-1202) de dividir a história em três eras ou impérios: o do Pai, cruel e tirânico, já passado e muito injusto (correspondente ao Antigo Testamento), o do Filho, todo bondade mas cujos tempos são ainda imperfeitos (do Novo Testamento), e o Império do Espírito Santo, que viria trazer a verdadeira justiça aos homens.
O Império do Espírito Santo representa uma revalidação e uma tentativa de implementação da doutrina libertadora do cristianismo original: somos todos iguais sob o olhar de Deus e não há hierarquia social ou económica que se sobreponha a esta entre a humanidade.
As celebrações, em Portugal, foram institucionalizadas há 700 anos mas as manifestações deste culto existem há mais tempo, corporizando um conjunto de iniciativas e empreendimentos baseados na solidariedade geral, estruturada na entreajuda esclarecida e ponderada. A representação iconográfica deste culto é tão vasta como a diversidade das celebrações a ele dedicadas.
Escolhemos apresentar uma intervenção plástica e multimédia que trabalha alguns destes elementos iconográficos e ideológicos a partir do antigo esquema de representação pictórica da Santíssima Trindade, do atributo “água” comum a esta celebração e dos sete dons atribuídos ao culto do Espírito Santo (Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Amor de Deus).

Criação: José Barbieri
Imagem e vídeo: Rafael Del Rio
Produção: Memória Imaterial para Câmara Municipal de Alenquer
Seleção áudio: Filomena Sousa
Excertos de vozes retirados dos registos etnográficos realizados em 2022 para inventariação ​das Festas do Espírito Santo de Alenquer (Memória Imaterial): Carminda Honrado da Ota; Teresa Serrão da Aldeia Galega, Maria Helena Rodrigues de Pereiro de Palhacana, Sandra Pintéus da Paúla e Duarte João Oliveira de Alenquer.