Ana Isabel Costa

O desenho é coisa mais antiga que eu me lembro de fazer. Na pré-primária adorava desenhar, tenho ainda hoje uma pasta cheia de desenhos. Depois, tinha uns 12 /13 anos, tive um professor de desenho que nos incentivou a desenhar na rua, foi quando comecei a tomar o gosto.
Eu acho que tenho mais tendência a desenhar o meio urbano. Alguma coisa que tenha a marca do homem, que se calhar é onde nos reconhecemos mais, não é?
VOLTAR

Arquiteta e arqueóloga, desenha desde criança apesar de períodos de intermitência. Na adolescência, aprecia desenhar na rua e nos períodos de espera entre aulas. O «trauma do desenho» acontece-lhe durante o curso de arquitetura. Abandona o desenho de observação, ao ar livre, em favor do desenho de arquiteto – um desenho técnico, cotado e codificado, para apresentação de projetos. O contacto com o grupo Oeste Sketchers, coincidindo com o seu regresso à zona de origem, após alguns anos de ausência por razões educacionais e profissionais, veio reavivar e fortalecer o gosto pelo desenho de observação. Empenha-se em desenhar fielmente o que se lhe apresenta à vista, consentindo que «a realidade não [seja] toda limpinha».
A predileção por desenhar o meio urbano (centro histórico e espaços públicos) é reforçada por uma afeição pelo respetivo património histórico. Desenha a caneta e, para variar, usa a aguarela para realçar certos elementos da cena representada ou, mais frequentemente, a aguada para definir sombras projetadas e zonas sombreadas. Em certos desenhos, mais minuciosos, realizados em formato horizontal (A5 e A4), evidencia-se a opção por combinar linhas de contorno com tonalidades escalonadas e conformes aos princípios da perspetiva paisagística.
Pratica, também, um desenho de arqueologia, cujo olhar pressupõe um modo comedido e lento de ler as ruínas e os vestígios de um espaço, constituídos, por seu turno, em elementos de prova estimulantes para reconstruir e imaginar, pelo desenho, uma realidade passada.
Em 2014, integra o Oeste Sketchers.

Realização
Eva Ventura Ângelo, José Barbieri
Entrevista
José Barbieri
Texto
Carlos Augusto Ribeiro
Legendagem
Laura del Rio
Produção
Memória Imaterial CRL
Torres Vedras 2021/2022

outros olhares sobre a paisagem

desenhos: Ana Isabel Costa

Os lugares revisitados pelos olhos dos pintores e desenhadores paisagistas.
Veja os vídeos a partir daqui