António Guapo

O que é que atrai um pintor? Alenquer é uma terra interessante… tem esse valor extraordinário que é o valor da luz, pela sua exposição muito especial, virada a sul… com uma colocação em anfiteatro … há um equilíbrio de formas, um recorte, o pitoresco (o digno de ser pintado). A minha pintura, aquilo que eu pinto de Alenquer, são sempre espaços que têm um conteúdo histórico.

Saber +

Júlio Carmo Santos

… tens que transformar e dar vida de pintura… Gosto muito de pintar no real porque … o sol é o nosso melhor amigo. Ao amanhecer, os batentes de sombra… o próprio escuro nas árvores tem um interesse fantástico. Não só na cor, na volumetria principalmente. Aqui em Alenquer o nosso mestre foi o Álvaro Duarte de Almeida que tinha aqui residência e puxou uma série de putos para a pintura. Eu, o João Mário, o Gilberto Gírio…

Saber +

João Mário

Eu demoro muito tempo a idealizar uma paisagem, por vezes um ano. Por que eu vou (ao local) de verão, de inverno, na primavera, no outono, às três da tarde, de manhã, ao lusco-fusco… e depois pinto o quadro na cabeça. E quando o vou passar à tela ele já está feito. Eu só estou a pôr com as mãos aquilo que eu tenho na cabeça… e sou muito rápido. Pinto sempre muito rápido.

Saber +

Mário Casimiro

A nossa vila é muito pictórica, há muitos lugares apetecíveis para pintar… mas cada pessoa tem a sua marca. Eu trabalho com espátula ou pincel, aquilo que der mais jeito no momento e gosto de pôr luz nos meus trabalhos. As cores devem ser todas postas na pintura, essa mistura é que é a riqueza do trabalho. E um desenho bem feito é o segredo de uma boa pintura de paisagem.

Saber +

Teresa Lopes

…aquele beiral que tem uma sombra projetada, a porta, depois o candeeiro que faz uma sombra aqui… para mim tudo isto é importante. Os fios que fazem a sombra na parede, todos os beirados, isto é que é a essência… este jogo de luz e sombra… a pintura pode ter umas cores muito apelativas mas o contraste de luz-sombra é o que faz a pintura ser diferente.

Saber +

Os pintores da paisagem

Os pintores paisagistas constituem uma rede de olhares artísticos sobre os lugares que elegem para pintar. Hoje, a prática da pintura de paisagem, a pintura de exterior, está vulgarizada por todo o território apesar de arredada do debate artístico contemporâneo. Estes pintores constituem escolas informais e redes de contacto intensas, expõem com frequência, trocam pinturas entre si e mantêm um mercado de pintura interessante. As comunidades continuam a beneficiar do olhar sobre a natureza e os lugares que estes artistas nos dão, com a sua atenção à luz, ao enquadramento....